terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Civilizados?

Dizemos que somos civilizados, que construímos uma civilização. A civilização ocidental. No dicionário encontramos que a palavra significa:
1) Estado de adiantamento e cultura social.
2) Ato de civilizar.
3) Acumulação e aumento de habilidades manuais e de conhecimentos intelectuais e a aplicação deles.

Pela definição do dicionário, não diria que somos civilizados. Não acho adiantamento carros de luxo que vomitam fumaça no ar. Muito menos os tratores urbanos chamados camionetes, que são usados mais para acariciar o ego do que para locomoção. Não penso ser civilizado o homem que passa diante de outro que está caído, com fome e sem dignidade.

Toda nossa ética, direito, geometria, política e muito mais recebemos dos gregos. Esse povo desenvolveu os conceitos que usamos e defendemos. Só que eles fizeram isso, há 3000 anos atrás. E durante todo esse tempo pemanecemos parados, evoluindo tecnologicamente, mas não socialmente. Até mesmo regredimos! A idade média, também chamada de idade das trevas, fez o caminho inverso e jogou fora todo o avanço que os gregos nos legaram, e que só foi resgatado no renascimento.
Nós, o que fazemos? O que produzimos? Qual a nossa herança para o futuro? Haverá futuro?3000 anos, e continuamos na mesma. Conseguimos regredir na evolução e nos tornarmos cada vez piores.

Matheus Araújo Aguiar

2 comentários:

Matheus disse...

Nós, o que fazemos? O que produzimos? Qual a nossa herança para o futuro? Haverá futuro?

3000 anos, e continuamos na mesma. Conseguimos regredir na evolução e nos tornarmos cada vez piores.
-----------------------------------------

faltou esse final no texto...
;d

até!

Cinema Flutuante disse...

aguardo as fotos da marcha da maconha

Seguidores